Itatiaia participa do Projeto “Cidades Maravilhosas”

Os atrativos turísticos e belezas naturais de Itatiaia – Parque Nacional do Itatiaia, Penedo, Maromba e Maringá – serão descobertos por turistas na capital carioca, neste sábado, dia 11. A Secretaria de Turismo do município participa, pela terceira vez, do projeto “Cidades Maravilhosas”, que acontece no Pão de Açúcar, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, com a proposta de manter o carioca no estado e incrementar o fluxo de turistas de outros lugares e países para conhecer os recantos menos explorados do eixo metropolitano.

Para a secretária de turismo, Roberta Dias de Oliveira, a participação neste projeto é uma grande vitrine para Itatiaia e seus destinos turísticos. “O Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, sendo visitado por turistas cariocas, de outros estados e até estrangeiros. É uma excelente oportunidade para divulgarmos nossos atrativos aos turistas”, afirma.

Itatiaia – A cidade do sul fluminense, localizada na região turística das Agulhas Negras, a 150 quilômetros da Capital carioca, oferece ótimos programas para os turistas, como trilhas e cachoeiras com vistas deslumbrantes, em meio à mata atlântica, onde é possível curtir a natureza, muitos pássaros e animais silvestres no Parque Nacional do Itatiaia, em Penedo e nas vilas de Maringá e Maromba (região turística de Visconde de Mauá), principais destinos turísticos do município.

O Parque Nacional do Itatiaia, a primeira área do país a ser transformada em Unidade de Conservação, em 1937, é um verdadeiro santuário ecológico e uma boa opção de passeio, tanto para os mais aventureiros quanto para aqueles que buscam refúgio na natureza. Com cachoeiras, trilhas e fauna e flora riquíssimas, o parque possui atrativos para as mais diferentes faixas etárias e é uma boa opção de passeio, principalmente nos meses frios do ano. Possui mais de 30 mil hectares, a maior parte pertencente ao estado do Rio de Janeiro, e o restante à Minas Gerais, estendendo-se na direção Oeste até a divisa de São Paulo.

As Vilas de Maromba e Maringá são outras atrações da cidade, que aliam a tranquilidade rural ao romantismo serrano, com bons restaurantes e bares, além de atividades culturais, boa música e o clima aconchegante da montanha. Para os mais aventureiros, o banho de cachoeira é imperdível. A principal e mais conhecida é a Cachoeira do Escorrega. A gastronomia é forte na região. Bares e restaurantes oferecem um cardápio bem diversificado e propício ao clima frio. Além das massas e foundes, a truta é o carro chefe da maioria dos restaurantes.

Penedo é o destino turístico mais eclético da região, com atração para crianças, casais, jovens e adultos. Com localização e natureza privilegiadas, o local é conhecido como a pequena Finlândia brasileira, preservando os aspectos da vila européia, herdado de seus fundadores nórdicos. Embora possua trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego por suas belezas, Penedo tem uma badalação discreta com bons restaurantes, atividades especiais para as crianças, como pesque e pague, passeios a cavalo e uma vida noturna com bares e casas de shows. Um dos destaques é Casa do Papai Noel, instalada no principal shopping do bairro, e que atrai crianças e adultos que vão visitar o “bom velhinho”. As fábricas de chocolate são uma tentação pelas delícias que produzem e atraem os clientes pelo aroma que exalam.

 

1 Comment

  • Eme Marco Teixeira disse:

    Saber que Itatiaia tem um potencial enorme e que poderíamos fazer de nossa região um doa maiores polos turísticos entre todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro, é fato.
    O problema é que apesar de termos a maior receita entre todos os 92 municípios do estado, não conseguimos colocar esta verba a serviço da gestão responsável para execução de qualquer projeto que venha desenvolver este potencial turístico. Nosso acesso ao parque nacional continua desintegrando-se, os restaurante não fazem parte dos roteiros dos festivais culinários que pouco acontecem e somente em Penedo. Os comerciantes em Itatiaia não recebme nenhum suporte para desenvolvimento ou treinamento de capacitação seja na administração empresarial de seu negócio ou mesmo no aperfeiçoamento ao atendimento ao turista. Temos que colocar em pratica o que acontece em cidades como campos do Jordão, Gramado etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *